Katryn – Visão Holística do mundo das conexões e das pessoas!

Conectada/ Sábia/ Inocente

Quando conheci a Katryn, logo percebi que iria gostar dela! Por sua história, escolhas e caminhos, seria impossível a conexão não fluir…

Gosto de retratar escolhas e caminhos que as pessoas percorrem até realmente se encontrarem e entenderem qual é a direção que se deve seguir. Mesmo que mude sempre, a bússola interior nos guia.

Elo. É um lindo talento da Katryn! Aquela pessoa que se esforça em fazer conexões entre os familiares, entre a sua vida particular e a profissional. Mas às vezes, isso pode até parecer ruim, afinal, ser um elo existe muito esforço emocional, e apenas pessoas fortes o são.

Com sua leveza, espontaneidade e risada fácil, vejo uma certa inocência, não do lado ruim e frágil, mas sim do olhar puro e sem maldade, atenta para absorver o que o mundo tem a entregar.

Uma trajetória linda, inspiradora e corajosa de seguir o que acredita é fruto de uma reflexão pura e constante se seus passos estão levando para o lugar que sua bússola aponta.

Sim, intuição é algo mágico, de dentro, e que devemos prestar atenção sempre! Essa passagem tem muito disso!

KatrynVerse 2 Aflora

Vamos ler o relato da Dra. Katryn?

Oi pessoal, tudo bem?! Em primeiro lugar, agradeço esta oportunidade única, dada pela Magê, este serzinho maravilhoso, criadora da VERSE, para compartilhar um pouco da minha história!!

Me apresento a este Universo: sou Katryn, 34 anos de experiência : )

“Amante da natureza e de todas suas cores, cheiros e sabores. Aventureira, desportista e realizada em minha missão como médica!”

Formada há 10 anos, mas quando ainda na faculdade de Medicina, aos meus 17 aninhos, comecei a indagar sobre a origem da vida, o significado de minha existência, qual minha missão neste planeta, para onde iremos depois daqui, por quê mesmo eu fazia Medicina?  Por mim? Por meus pais? Pela humanidade? E muuuuitas outras perguntas…. Afinal, quantas aqui já não passaram por este momento?!

Passados 3 anos, foi quando comecei a encontrar algumas respostas a estas perguntas, e como num toque de mágica, comecei a ver as cores da nossa existência e a sentir que estamos todos CONECTADOS: os seres humanos, os animais, a natureza… todos fazemos parte de uma só coisa!!

Estamos contidos em cada coisa viva ou inanimada deste planeta, assim como elas estão contidas em nós!! Foi neste momento que comecei a ter uma VISÃO HOLÍSTICA do ser humano.

KatrynVerse3Aflora

Conexão e visão holística

Já no sexto ano de faculdade, uma preocupação: ao contrário da maioria dos meus colegas, que já haviam decidido desde o início do curso, eu ainda não sabia em que me especializar. Não queria me tornar especialista de uma parte do corpo, queria ser uma médica que visse o indivíduo como um todo, desde seus aspectos físicos, psíquicos, espirituais e sociais.

Foi aí que comecei minha nova jornada: Médica de Família pelo SUS. Atendia gestantes, crianças, mulheres, homens, idosos, fazia grupos de educação em saúde, visitas domiciliares, atendimentos de urgência, emergência, visitas às escolas do bairro. Uma super experiência. Sem limites.

Neste momento, frente à uma realidade bastante delicada, pela carência de recursos, falta de médicos, enfermeiros, remédios, dificuldade de comunicação pelo alto nível de analfabetismo da população, pobreza, falta de higiene, drogadição etc., comecei a buscar outras ferramentas que me pudessem ajudar neste processo de tentar reduzir os enormes danos causados por este sistema mal gerido. Como eu poderia amenizar tamanho sofrimento?

KatrynVerse 1Aflora

Um mergulho para um novo mundo de cores e sabores

Iniciei então minha viagem dentro do vasto Universo da Medicina Holística e Terapias Complementares. Estudei um pouco de Medicina Chinesa e Acupuntura até me encontrar com a Medicina Ayurvédica (Medicina Indiana). Neste momento, meu cérebro se expandiu para um novo mundo de cores e sabores, unindo ainda mais minha natureza à toda aquela que nos rodeia.

Comecei a entender melhor nossa fisiologia, como cada corpo está determinado com padrões completamente diferentes uns dos outros, não devendo ser tratado da mesma maneira. Aprendi sobre a importância de uma rotina diária para nossa saúde por meio dos hábitos de higiene, alimentação e prática de Yoga), bem como o uso das ervas (fitoterápicos), dos óleos, dos processos de purificação do corpo físico e da mente.

Me envolvi tanto nesta cultura milenar (existente há mais de 5000 anos) que decidi me aprofundar de corpo e alma nestes ensinamentos. Logo já embarcava à Índia, sem muitas expectativas, mas com um coração superaberto para receber todo o aprendizado de uma cultura tão rica e extremamente diferente à nossa.

Foram 5 meses de vivência intensa neste paraíso dos contrastes. Tive a oportunidade de me aprofundar nos conhecimentos ayurvédicos, Yoga, de ser paciente, médica, estudante, voluntária, aventureira, turista, guerreira, enfim, pude viver momentos desafiadores, contrastantes, de plenitude e contato direto com o meu SER!

“Foi uma experiência única e reveladora, já que pude reconhecer meus maiores medos, desejos e potenciais. Sentia que o Universo apenas começava a abrir suas portas para este meu caminho em busca do autoconhecimento.”

Num piscar de olhos já estava de volta à vida ocidentalizada, esta que parece querer-nos levar como uma maré forte, distanciando-nos de nossos sonhos frente à tantos padrões impostos pela sociedade, sabem como?! Mas, fui guerreira, foquei em minha intuição, na voz do meu coração e não me deixei levar.

A importância da nossa alimentação na saúde

Eu ainda não me sentia completa para oferecer as melhores estratégias de cuidado a todos os meus pacientes. Nem todo mundo está disposto a uma mudança tão brusca na dieta, óleos por todo o corpo, Yoga e meditação. Na Índia, havia aprendido muito sobre a importância da alimentação em nossa saúde, mas não havia visto nada disso na faculdade. Então, segui meus estudos na área de nutrição médica, também conhecida como Nutrologia.

Convencida de que a maioria das doenças dependem de nossos hábitos e estilo de vida fui estudar a relação do micro e do macrocosmos através de nossa bioquímica, área conhecida como Terapia Ortomolecular. Tudo ia se encaixando como num grande quebra-cabeça, porém, ainda me faltavam pecinhas.

Após realizar minha especialização em Medicina do Trabalho, comecei também a entender da importância da relação do ambiente à que estamos inseridos – produtos químicos, ergonomia (postura) no trabalho, estresse laboral, contaminação ambiental – com a nossa saúde. Sentia que a medida que ampliava os meus conhecimentos, aumentava minha percepção e empatia frente ao meu paciente, afinal, como disse anteriormente, estamos contidos uns nos outros e para que possamos compreender estas realidades, precisamos vivê-las de todas formas e vê-las de todos os ângulos e com todas as lentes possíveis.

“E a vida é assim, como o balanço do mar, que nos leva e logo nos traz à realidade de nosso SER.”

A medicina funcional integrou todo este conhecimento

Nesta minha tentativa incessante de montar este quebra-cabeça do conhecimento holístico e integral de nossa saúde, encontrei o que diria como chave elementar, a MEDICINA FUNCIONAL, que integrou todo este conhecimento, dando um sentido lógico, coerente e preciso para compreender e reestabelecer o equilíbrio dinâmico de todas às dimensões do ser humano.

Hoje, retribuo minha gratidão à todos estes ensinamentos que à vida me deu, compartilhando conhecimento e ajudando àqueles que me procuram em busca de um estilo de vida saudável e um estado pleno de saúde.

Este estado é o mínimo que desejo para cada uma de vocês que passaram seus preciosos minutos submergidas na essência do meu ser! Deixo o link para meu site/blog para que possam beber de todo o conteúdo e dicas para uma vida ainda melhor! www.drakatrynhaddad.com

Um forte abraço fraterno, Katryn.

 

 

Leave a Reply